Outubro Rosa tem atividades e exames gratuitos em Araxá

OUTUBRO ROSA

Diversas atividades serão realizadas em Araxá, no Alto Paranaíba, durante a campanha “Outubro Rosa”, que visa a prevenção ao câncer de mama. Por meio da secretaria municipal de Saúde serão ofertados exames e oficinas para as mulheres em todos os sábados deste mês nas unidades de saúde do município.
As atividades acontecem sempre das 8h às 11h. Para participar, as mulheres podem se inscrever previamente nas unidades de saúde ou comparecer durante o evento aos sábados.
Programação
No sábado (8), a Unisul recebe uma equipe multiprofissional que vai realizar exame preventivo do colo uterino, mamografia, orientação sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino, distribuição de preservativos, avaliação nutricional, avaliação odontológica e grupo de conversa com adolescentes.
No sábado (15), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará na Unisa, Unioste e Uninordeste. Além dos exames do Outubro Rosa, as participantes terão acesso também ao Grupo de Alongamento e Avaliação Postural.
No sábado (22) de outubro, a campanha Outubro Rosa será na Unicentro, Unileste e Uninorte. A equipe multidisciplinar fará os exames preventivos e terá ainda Grupo de Pilates e avaliação postural.
Campanha
O Outubro Rosa é uma campanha do Ministério da Saúde para prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Entre 2009 e 2014, o número de casos da doença no país aumentou 13,4%, que representa uma taxa de aumento de mais ou menos 2% ao ano.
Ao todo, são 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). As chances de cura do câncer de mama são de até 97%, se a mulher buscar tratamento ainda na fase inicial da doença. A mamografia é capaz de identificar tumores ainda muito pequenos, de apenas 1 milímetro.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, por isso a prevenção é a principal arma para combater esse câncer.

Fonte: G1, Sou Enfermagem

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Share on Tumblr0Pin on Pinterest0

Deixe o seu comentário

Comentários